Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

dos raros aprendizes.

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:
Chore o quanto quiser, mas não brigue comigo.
Se não quiser chorar, não chore;
Se não conseguir chorar, não se preocupe;
Se tiver vontade de rir, ria;
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão;
Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me.
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, 
mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase:
-"Foi meu amigo, acreditou em mim e sempre me quis por perto!"
Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar.

Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, 
e que morra como quem soube viver direito.

Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, 
e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu.
"Ser seu amigo, já é um pedaço dele..."
Chico Xavier


Algumas pessoas que passam em nossas vidas não passam sozinhas. Elas passam conosco e nos carregam para o melhor que podemos ser, ou para o melhor que elas querem que a gente seja. A grande verdade é que existem pessoas que um dia, estiverem em um túnel escuro, e tiveram de encontrar alguma forma de luz para que pudessem chegar ao fim, emfim, essa luz transbordava dentro delas. E aí, mesmo depois que saíram e aprenderam a brilhar, continuam reluzindo pra todos os demais. Por um dos caminhos milagrosos que o destino me pregou, eu encontrei um amigo que valia por muitos. Valia muito. Digamos que uma dessas pessoas. Passou pela minha vida por no mínimo uns 10 anos, tive a infelicidade de perde-lo a alguns, e agradeço até hoje por ter tido a oportunidade de ter a presença dele em minha vida.
Por pessoas como ele que ainda afirmo e acredito que há bem no mundo, acredito que somos anjos se nos permitirmos, e acredito que os bons, que vão embora cedo, como esse meu amigo, é porque esse mundo era pesado demais para tamanha bondade e evolução. 
Penso que uma das maiores coisas que aprendi com ele foi a respeitar os outros e fazer o bem. Se houvesse alguma palavra que o descreveria era Gentileza. Simples, modesta, bondosa, e acolhedora.
Não digo que o mundo precise de pessoas como ele. Deus sabe doque o mundo precisa e eu não sou Deus.
Mas lamento não existirem pessoas tão grandes como ele, lamento não tê-lo mais em nossas vidas, lamento a dor que causa a falta dele, lamento aprender a suportar perdas tão cedo. 
Perdas também são importantes, elas nos fazem mais fortes e mais compreensivos. Principalmente quando são pessoas eternas.
Pois aprendemos que elas nunca se vão, pois deixam o melhor de si em cada uma das nossas lembranças e em cada uma de nossas atitudes.

Essa, eu dedico pra ele. 
Deve estar por perto, coberto de luz e com anjos em volta, querendo carinhosamente que todos nós sigamos em frentes, com boa vontade e amor, com respeito pela vida.

Gentilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário